PROFESP

Alunos do Programa Forças no Esporte da UNIFA são certificados por Programa Educacional

120 alunos entre 10 e 17 anos participaram de um ciclo de palestras durante cinco semanas
Publicada em: 28/07/2023 07:00
Imprimir
Fonte: UNIFA, por Coronel Aviador Roque
Edição: Agência Força Aérea

Cerca de 120 beneficiários, entre 10 e 17 anos, do Núcleo do Programa Forças no Esporte (PROFESP) da Universidade da Força Aérea (UNIFA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), foram certificados, no dia 07/07, pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).

A cerimônia contou com a presença dos Coordenadores de Projetos do PROFESP UNIFA, dos instrutores do PROERD, além de familiares dos formandos e equipe orgânica do Núcleo.

Durante os encontros realizados ao longo de cinco semanas, o Programa educacional abordou temas e orientações sobre projeto de vida, reflexões concernentes ao uso de álcool e cigarro, riscos e consequências do consumo de cigarro eletrônico, prevenção ao bullying e fortalecimento da autoestima. 

Um dos instrutores do Programa, o Subtenente Alessandro Barbalho de Sena, destacou a importância do PROERD. “É com imenso prazer que agradeço à Coordenadoria do Núcleo do PROFESP UNIFA pela parceria com o PROERD, permitindo aos jovens ter a oportunidade de receber informações relevantes sobre drogas e violência para que os mesmos refletissem sobre suas escolhas e dissessem sempre sim à vida e não às drogas”, pontuou.

A formanda Maria Luiza Gama Souza ressaltou seu sentimento em participar do ciclo de palestras do PROERD. “O Programa foi uma oportunidade de aprendizado. Escutamos diferentes experiências de vida e alguns puderam até curar feridas antigas. Acredito que tudo que nos foi passado contribuirá para o nosso presente e futuro”, destacou.

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

O PROERD é um programa criado pela PMERJ, em 1992, inspirado em um modelo similar implantado pela Polícia de Los Angeles, no início da década de 1980. O Programa está implementado em Polícias Militares de diversos estados brasileiros. Sua concepção é a de estabelecer um esforço cooperativo junto às escolas e às famílias visando sensibilizar e capacitar crianças e jovens com informações e habilidades para uma vida sociabilizada, de maneira saudável, afastadas das drogas e da violência.

Programa Forças no Esporte

O PROFESP é um Programa social desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, em parceria com os Ministérios da Cultura, da Educação, do Esporte, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e dos Direitos Humanos e Cidadania.

Fotos: Sargento Dias / UNIFA